PS/Açores defende planeamento eficiente das ligações marítimas para garantir o abastecimento e escoamento de São Jorge

PS Açores - Há 9 horas

A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Maria Isabel Teixeira, defendeu hoje, nas Velas, a necessidade de um planeamento eficiente das ligações marítimas, alertando para os problemas de abastecimento e de escoamento de produtos que continuam a afetar a ilha de São Jorge. Para a socialista, é essencial garantir um serviço previsível e adequado às necessidades da ilha, assegurando não só o abastecimento regular, mas também a exportação dos produtos locais, fundamentais para a economia da ilha.

"Nos últimos tempos, os empresários e a população de São Jorge têm sido severamente afetados pela falta de previsibilidade e irregularidade nos transportes marítimos. O PS/Açores considera fundamental que o Governo Regional assuma as suas responsabilidades e implemente medidas concretas para resolver este problema", sublinhou Isabel Teixeira.

O Grupo Parlamentar do PS/Açores já tinha identificado estas dificuldades nas Jornadas Parlamentares que decorreram em São Jorge, onde reuniu com a Câmara do Comércio e auscultou empresários locais. Os constrangimentos na exportação de produtos como o queijo e as conservas, tanto para o continente como para outras ilhas, foram uma das grandes preocupações manifestadas.

"Não estamos apenas a falar de falhas no abastecimento da ilha, mas também da dificuldade que os nossos produtores enfrentam para escoar os seus produtos. O setor das conservas e do queijo, essenciais para a economia jorgense, está a ser prejudicado pela falta de uma rede de transportes marítimos eficiente e regular", frisou a deputada socialista.

Após o encontro com o Núcleo Empresarial de São Jorge da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), Isabel Teixeira reforçou que os empresários jorgenses estão a ser gravemente prejudicados pela falta de regularidade nos transportes marítimos, com impacto direto na economia da ilha e na qualidade de vida da população.

"Não podemos permitir que São Jorge continue sem respostas. O Governo tem de assumir as suas responsabilidades e garantir um sistema de transportes que funcione, que assegure o abastecimento da ilha e que permita a exportação dos produtos locais sem constrangimentos", concluiu a deputada socialista.

 

Velas, 26 de fevereiro de 2025